Guia de Cuidados

Saiba como manter e cuidar das suas peças de joalharia com as dicas do guia de cuidados que preparamos exclusivamente para si!

As marcas Rebecca Gioielli, Albert M., Alisia e UNOde50, apresentam as suas coleções em peças de prata de lei de toque 925, ou seja, uma liga constituída por 92,5% de prata pura e 7,5%.

Essas joias estão sujeitas ao fenómeno químico chamado de oxidação que pode ocasionar uma alteração na coloração original. Esta alteração de cor não representa mudança na qualidade ou no teor da liga utilizada, é uma alteração natural e superficial, ocorrendo em maior ou menor intensidade em função de factores tão distintos como a proximidade do mar, o PH da pele, ou a forma de acondicionamento da joia.

Com uma simples limpeza sua jóia voltará à coloração original!

Além da prata algumas joias utilizam outros materiais: zircónias, pedras naturais, ouro, pele. Alguns desses materiais são mais sensíveis pelo que recomendamos alguns cuidados para ajudar a manter a beleza e o brilho de sua peça.

Uso Geral

Na utilização

Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza;

Evite a ação do sol e do calor sobre as peças;

Creme para as mãos, desodorante e perfume devem ser colocados alguns minutos antes de colocar as suas joias;

Retire as suas joias sempre que for desenvolver trabalhos manuais pesados, evitando arranhões,  quebra de pedras ou contato com produtos químicos;

Evite o contato da peça com a água, mesmo que seja sem produtos químicos, especialmente no caso das peças com seda;

Note que as pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico, nervosas ou que estejam fazendo uso de algum medicamento podem escurecer as peças em prata.

Limpeza

Após o uso, limpe as suas peças com uma flanela seca para eliminar os resíduos de cosméticos e suor. Se o fizer com frequência estará contribuindo para a durabilidade e beleza da sua peça. Pequenos carinhos que a sua jóia agradecerá!

Joias em prata sem pedras

Forre o fundo de um pirex com uma folha de papel alumínio e coloque as suas peças em cima da folha. Espalhe bicarbonato de sódio sobre as peças e coloque água quente por cima. Deixe ficar as peças mergulhadas nessa solução por 5 a 10 minutos. Retire-as e esfregue-as delicadamente com um pano. Passe por água corrente e seque-as. Utilize uma flanela para dar brilho. Há flanelas próprias para jóias que facilitam o polimento.

Joias com pérolas e madre-pérolas

Limpe-as com flanela ou algodão secos. Pode também usar sabão neutro e água fria, sem deixar de molho. As pérolas e madre-pérolas ganham brilho se friccionadas levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Joias com pedras

Os produtos que poderá usar na limpeza das suas peças com pedras, variam em função da própria pedra. Nossa recomendação é que utilize apenas uma flanela seca. Desta forma não haverá nenhum risco de danificar a sua peça.

Joias com fio em pele

Limpe-as com flanela ou algodão secos. Há flanelas especiais para limpeza de peças em prata, que também podem ser usadas nas partes em pele.

Joias com pompom

Limpe-as com flanela ou algodão secos. Há flanelas especiais para limpeza de peças em prata, que ajudam a renovar o brilho da peça. Pode utilizar esse tipo de flanela em todas as partes da sua peça que forem de prata. Os pompons com o tempo podem perder o seu formato, ficando com os fios mais abertos. Passe a sua mão por água e depois pelo pompom, como que penteando-o de forma a que recupere o formato original, porém sem molhá-lo em demasia.

Importante

Nunca ferva suas jóias com detergentes. O calor e os produtos químicos são inimigos das jóias.

Para uma limpeza mais satisfatória procure os serviços de um profissional.

Acondicionamento

Não guarde as suas jóias umas sobre as outras. Pérolas, pedras e metais preciosos têm diferentes graus de dureza e podem ser arranhados. O ideal é embrulhá-las individualmente (em papel de seda, veludo ou camurça) para evitar que sofram atrito, o que pode causar riscos, quebras e oxidação.

Para evitar a oxidação das peças de prata, guarde-as num recipiente impermeável ao ar ou em sacos plásticos resistentes com fecho. Pode ainda colocar um saquinho de sílica gel no compartimento onde guardar as peças.

Não deixe suas pérolas guardadas durante muito tempo em lugares sem ventilação, pois elas precisam respirar. O melhor é embrulhá-las em papel de seda e guardá-las em gavetas, caixas ou estojos não forrados.

Subscreva a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências, notícias sobre o fantástico mundo da joalharia e ainda novidades no guia de cuidados!